O que é SSL e para que serve?

4 de maio de 2023
0 Comments

SSL significa Secure Sockets Layer, que é um protocolo de segurança da Internet usado para proteger a comunicação entre um navegador da web e um servidor da web.

Ele garante que a comunicação entre o navegador e o servidor seja criptografada e protegida contra hackers e outras ameaças à segurança.

O SSL é usado para fornecer segurança em várias áreas na web, incluindo:

  1. Criptografia de informações sensíveis: O SSL criptografa informações confidenciais, como informações de login, senhas, informações de cartão de crédito e outros dados pessoais que os usuários inserem nos sites. Isso garante que essas informações permaneçam privadas e seguras, mesmo se forem interceptadas por hackers.
  2. Autenticação do servidor: O SSL também verifica a autenticidade do servidor e garante que o usuário esteja se comunicando com o servidor correto. Ele evita ataques de phishing e outros ataques cibernéticos, garantindo que o usuário esteja se comunicando com um site seguro e confiável.
  3. Aumento da confiança do usuário: Quando um site possui um certificado SSL válido, é exibido um ícone de cadeado na barra de endereços do navegador, o que indica aos usuários que o site é seguro e confiável. Isso aumenta a confiança do usuário no site e ajuda a evitar o abandono do site.

O SSL é uma tecnologia de segurança essencial para proteger a comunicação entre o navegador e o servidor na web, garantindo a privacidade e a segurança das informações confidenciais dos usuários.

Como instalar SSL?

Para instalar um certificado SSL em um site, siga estas etapas básicas:

  1. Compre um certificado SSL: Você pode comprar um certificado SSL de uma autoridade de certificação (CA) confiável. Existem várias CAs, como a Let’s Encrypt, a Comodo, a DigiCert e a Symantec. Se o seu provedor de hospedagem oferecer certificados SSL, você também pode comprá-lo diretamente deles.
  2. Gere uma solicitação de assinatura de certificado (CSR): O CSR é um arquivo que contém informações sobre o domínio e a organização para as quais você está solicitando o certificado SSL. Você pode gerar o CSR usando uma ferramenta fornecida pelo seu provedor de hospedagem ou gerá-lo manualmente.
  3. Envie o CSR à autoridade de certificação (CA): Depois de gerar o CSR, você precisa enviá-lo à CA para que possa assinar o certificado SSL.
  4. Instale o certificado SSL: Após a CA assinar o certificado SSL, ela enviará de volta o arquivo do certificado. Você precisa instalar o certificado no seu servidor. O método exato de instalação do certificado varia dependendo do seu servidor da web e do sistema operacional. Em geral, você precisa instalar o certificado no painel de controle do seu provedor de hospedagem ou configurar manualmente o servidor da web.
  5. Ative o SSL: Depois de instalar o certificado SSL, você precisa ativar o SSL no seu servidor da web e configurá-lo para usar o SSL para todas as conexões. Isso envolve a configuração de redirecionamentos de HTTP para HTTPS, a atualização de links internos e a verificação do funcionamento adequado do site usando HTTPS.

Ao seguir essas etapas, você pode instalar com sucesso um certificado SSL no seu site e proteger a comunicação entre o navegador e o servidor com criptografia segura. Se você não tiver experiência em instalar um certificado SSL, é recomendável procurar a ajuda de um profissional de TI ou do provedor de hospedagem.

O que signfica Site Inseguro?

O termo “site inseguro” refere-se a um site que não possui um certificado SSL válido instalado, ou seja, um site que não utiliza o protocolo HTTPS para criptografar e proteger a comunicação entre o navegador e o servidor. Quando um site é inseguro, os dados enviados pelos usuários podem ser interceptados e lidos por terceiros, como hackers.

Os navegadores modernos exibem um aviso de “site inseguro” para os usuários quando eles tentam acessar um site que não utiliza o HTTPS. Isso ocorre porque, sem a criptografia do SSL, as informações enviadas pelos usuários, como senhas e informações de cartão de crédito, são vulneráveis a ataques de hackers e outros ataques cibernéticos.

Se o seu site está sendo exibido como inseguro, você precisa instalar um certificado SSL para proteger a comunicação entre o navegador e o servidor. Além disso, você pode usar outras práticas recomendadas de segurança, como manter o software do seu site atualizado, usar senhas seguras e verificar regularmente o seu site em busca de vulnerabilidades.